quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fender Squier SQ Japan




Repare as inscrições Made in Japan .


Naomi Campbell




















































































A alguns bons pares de anos atrás, eu adquiri uma fender stratocaster americana 1982, que era uma guitarra muito interessante, passei a gostar de stratocaster devido a ela, embora a ponte fosse muito ruim. Naomi surgiu por acaso na goldtop, se não me engano foi uma troca com um cliente de Niterói que queria uma epiphone semiacústica goldtop, muito bonita, cujo braço não encaixava bem com a minha mão.

Me recordo que não dei muito pela squier, e a deixei  encostada na loja alguns dias, para fotografar e vender, como sempre testo todos os instrumentos antes de coloca-los a venda, resolvi liga-la... após tocar nessa squier japan, a pegada, o som e os timbres ficaram muito mais que interessantes, ficaram bons realmente, foi amor à primeira tocada e a segunda vista. A guitarra em questão é uma fender squier japonesa feita entre 1983 e 1984 na fábrica de Fujigen, portanto uma menina ainda, já que tem somente" 31 anos de idade e bons serviços prestados.... 

Fiz uma pesquisa e consegui algumas informações desse instrumento, foram produzidas menos de 1000 unidades, foram importadas para fora do Japão apenas 375 guitarras. Como pode ser visto nas fotos, ela é uma cópia das fender anos 70, tem mão grande, neck plate triangular, as tarraxas vem com a inscrição fender Japan, braço e escala de maple. Troquei a ponte original por uma ponte fender 62 big block, afim de obter um pouco mais de sustain e afinação, o restante permanece toda original.

Fiz muitos shows com essa guitarra e ela nunca me deixou na mão, é pau para toda obra. Sua pegada de braço é fantástica, seu som é limpo e estalado, e numa comparação direta com minha fender stratocaster 1979, tem menos graves e som menos encorpado. Talvez seja a guitarra que mais usei nos últimos anos, no momento resolvi aposenta-la preventivamente e ela vive no case tweed da foto, fazendo manutenção de 06 em 06 meses e servindo como comparativo de timbre para suas irmãs mais novas. Como tenho o costume de nomear minhas guitas essa é a Senhora Naomi.

4 comentários:

  1. Sidney,

    linda guitarra! Eu já tive uma Squier Japonesa que vendí quando tinha meus 17 ou 18 anos. Me arrependo pois não imaginava como aquela guitarra era boa. Parabéns pelo belo instrumento! Uma pergunta, você consegue usar a alavanca dela? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, consigo, porém, não a deixo flutuante não, pois ai, acredito, eu correria o risco de desafinar o tempo todo!!!!

      Excluir
  2. Saquei! Eu uso a minha Strato flutuante e não desafina. Existem 2 tipos de regulagens que permitem usar a alavanca sem desafinar (Jeff Beck usa bastante!!!). Se tiver interesse posso de passar o bizu. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Claro que sim, manda o texto que coloco aqui no Blog, com certeza vai ajudar muita gente,Só não se esqueça de assinar o texto.
    Vc pode mandar para usirock@hotmail.com
    Forte abraço

    ResponderExcluir